Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 JOGAR PS2 COM PENDRIVE

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1






tutorial open ps2 loader


MANUAL DE USO - OPEN PS2 LOADER
(Baseado na versão 0.7)


Imagem



News:


- Outra coisa chata que vem surgindo: Pilantras e sem-vergonhas no Mercado Livre estão VENDENDO o Open PS2 Loader, que é gratuito e possui uma licença de software que garante sua livre distribuição e não-comercialização. Somado a isso, alguns SAFADOS ainda copiam partes do Manual do OPL e o vendem junto ao OPL. Vergonhoso isso! Mas saibam que contamos com uma equipe de denunciantes junto ao Mercado livre e todos esses anúncios estão sendo cancelados e os IDIOTAS que estão vendendo o OPL correm o risco de terem suas contas canceladas.

EDIT 2: COMO IRÃO NOTAR NO DECORRER DO MANUAL, ALGUMAS PARTES ESTÃO COM LETRAS RISCADAS. ISSO PORQUE CHEGOU A NOSSO CONHECIMENTO QUE SAFADOS, PILANTRAS E OUTROS ANIMAIS DE PIOR ESPÉCIE ESTÃO COPIANDO PARTES DO MANUAL E VENDENDO NO MERCADO LIVRE JUNTAMENTE COM O OPEN PS2 LOADER E SEUS PACK'S DE INSTALAÇÃO QUE AQUI ESTÃO (ESTAVAM) DISPONIBILIZADOS.

DESCULPEM PELO PROTESTO INCONVENIENTE, MAS SERÁ ASSIM ATÉ ENCONTRARMOS OUTRA FORMA DE DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES QUE AO MENOS DIFICULTEM A AÇÃO DESSES LARÁPIOS.


- OPL versão 0.8 lançado! Acompanhem as inovações nesse tópico.

- PARTICIPEM da Comunidade do Open PS2 Loader no Orkut! Ajudem a implementar a lista de compatibilidade de jogos e de dispositivos USB compatíveis.





INDICE:


01- Introdução
02- Guia Rápido do Open PS2 Loader - Para usuários experientes
03- Um pouco da história do Open PS2 Loader - Como tudo começou
04- Características do Open PS2 Loader - O que o OPL é capaz de fazer

4.1- Compatibilidade com modchips

05- Como executar o Open PS2 Loader no PS2
06- Visualização do Open PS2 Loader - Navegando pelo OPL; Conhecendo o programa
07- Configurações gerais do Open P2 Loader - O significado de cada opção do OPL

7.1- Ajustes gerais
7.2- Network config
7.3- Sobre o IGR - In-Game Reset
7.4- Sobre o "Debug Colors"

08- Executando os jogos no Open PS2 Loader - Passo-a-passo com as várias maneiras de desfrutar o OPL


8.1- Sobre os jogos via USB
8.2- Sobre os jogos via HDD/NA
8.3- Sobre os jogos via Rede

09- Modos de Compatibilidade - O significado das opções de configuração para os jogos


9.1- Modos DMA
9.2- Game ID


10- Usando o USB Util - Como criar os arquivos de jogos para rodar no OPL via USB e Rede

10.1- Diminuindo o tamanho dos jogos


11- Configurações de Rede e Compartilhamento

11.1- Descrições básicas sobre configurações de Rede no OPL
11.2- Descrições básicas sobre configurações de Rede no PC

12- Configurações de rede no Windows XP

12.1- Conexão direta via placa de rede
12.2- Conexão via Roteador
12.3- Configuração na parte do PS2 (OPL)

13- Configurações de Rede no Windows 7

13.1- Conexão direta via placa de rede
13.2- Conexão via Roteador
13.3- Configuração na parte do PS2 (OPL)


14- Configurações de Rede no Linux

14.1- Conexão direta via placa de rede
14.2- Conexão via Roteador
14.3- Configuração na parte do PS2 (OPL)

15- Problemas com o OPL

15.1- Problemas com o OPL usando USB
15.2- Problemas com o OPL usando HDD/NA
15.3- Problemas com o OPL usando Rede

16- Temas - Customização do OPL

16.1- Criando temas para o OPL
16.2- Aplicando os temas no OPL

17- Dowloads - Todos os programas citados no Manual
18- Créditos; Referências; Agradecimentos





01 - Introdução

Open PS2 Loader (abreviação oficial: OPL) é um programa do tipo Homebrew e Open Source que permite carregar jogos de PS2 por meio da USB, HDD com Network Adaptor/PCMCIA e Rede PC-PS2 (protocolo SMB).

É compatível com todos os PS2 a partir do modelo SCPH 18000 até os mais recentes SCPH-900xx e também nos PS3 com retrocompatibilidade PS2 (uso em USB e Rede apenas).


02 - Guia Rápido do OPL – Para usuários experientes

Spoiler




03 - Um pouco da história do OPL
Como tudo começou

Spoiler





04 - Características do Open PS2 Loader
O que o OPL é capaz de fazer

No atual estágio, o OPL pode ser definido como um Multi-Loader, pois ele é capaz de carregar jogos a partir da USB, Rede (SMB) e HDD (com NA nos PS2 FAT). Em PS3 retrocompatíveis, é capaz de rodar jogos via Rede e USB.


Como loader de USB, ele é bem superior ao antigo USB Advance, com mais compatibilidade e velocidade de carregamento aprimorada, graças ao uso de módulos USB otimizados. Evidentemente porém que não há milagres nessa área, pois a USB do PS2 é a lenta 1.1. Ainda falando sobre a superioridade do OPL em relação ao USB ADV, no OPL não mais ocorre aqueles bugs em que era necessário desativar fix's de vídeo no modchip Matrix e nem é mais necessário usar ferramentas extras como PS2 Load ou alterar DNAS/IOPRP. A única diferença para os usuários é que precisarão desfragmentar o dispositivo USB para usar no OPL.

Como loader HDD/NA, e
le se mostra bem superior ao HD Loader. Embora a compatibilidade não seja ainda de 100%, muitos jogos que antes não funcionavam no antigo HDL agora funcionam no OPL. Também, o OPL oferece melhores opções de configurações dos modos DMA, sendo individuais para cada jogo e podendo suas configurações ser salvas no MC. Embora superior, alguns poucos jogos ainda poderão funcionar somente no HDL. Por enquanto, é aconselhável manter ambos os programas instalados.

Como loader de Rede (SMB), obviamente não há comparações, pois nenhum outro loader tinha essa habilidade. O recurso permite executar jogos estando armazenados no PC (em formato USB ADV) e transmitidos via rede para o PS2. Possui boa compatibilidade e em termos de velocidade é na maioria das vezes superior à USB e pode em alguns casos se equiparar à velocidade do uso de jogos via Disco.



A seguir, as principais características do OPL, baseando-se na versão 0.7:


  • º Pode ser rodado a partir de qualquer meio, preferencialmente via uLanchELF ou algum modo DEV, pois todo o programa é constituído de apenas um arquivo ELF (executável do PS2); É compatível com qualquer modelo de PS2 (SCPH-18000 em diante) e PS3 com retrocompatibilidade PS2;
  • º Compatível com vários modchips (não todos, leiam o tutorial mais à frente, na sessão "Compatibilidade com Modchips");
  • º Interface gráfica baseada no estilo XMB (semelhante às do PSP e PS3);
  • º No que concerne aos tipos de loaders:


- USB: Roda jogos no formato USB Advance (da mesma forma que era feito com o antigo programa USB Advance), porém de forma mais rápida e com mais compatibilidade;

- HDD/NA: Roda jogos no formato HD Loader (usuários de PS2 FAT com NetWork Adpator);

- Rede: Roda jogos no formato USB Advance a partir do PC ligado em rede com o PS2 (mais rápido do que USB).


  • º Permite jogar PS2 On-line com jogos a partir do HDD/NA ou USB, sem necessidade de pacthear DNAS (o ID pode ser inserido no próprio programa);
  • º Função IGR – In-Game Reset. Permite resetar o PS2 no meio do jogo e retornar a um aplicativo pré-programado.
  • º Permite opção para customização (Temas, Plano de Fundo, Icones, Linguagens etc).


4.1- Compatibilidade com modchips

Quote

O OPL pode apresentar problemas com alguns modchips. Nesses casos é necessário usar o programa Free MC Boot e desativar o modchip para que o OPL funcione.

Nas versões 0.5 e 0.6 o OPL não funcionava com a maioria dos modchips (exceto aqueles mais antigos) e era necessário usar o FMCB e desligar o chip.

Mesmo na versão 0.7 operando com algum modchip compatível, ainda pode ocorrer problemas com o OPL durante a execução do jogo principalmente devidos a conflitos com o IGR. Sempre desligue essa função caso tenha dúvidas. Caso os problemas persistam, principalmente se usa um Matrix clone, use o programa Free MC Boot e desative o modchip.


NOTA:
Compatibilidade com o modchip Thunder Pro-II foi estabelecida! A Vtec, atendendo à pedidos, lançou um executável para compatibilidade com o OPL. O arquivo, juntamente com as instruções de uso, estão no final deste Manual, na sessão Downloads.




05 - Como executar o OPL no PS2

  • º O programa OPL pode ser facilmente executado a partir do seu ELF. A maneira mais fácil é utilizar o programa uLaunchELF- uLe (não sabe usar o uLaunchLF? Veja: [Tutorial do uLaunchELF]) e poderá então ser executado a partir de qualquer local do PS2 (Memory Card, Pen Drive ou HDD) simplesmente executando seu ELF. Você pode em princípio copiar o ELF do OPL para um Pen Drive compatível com o PS2 (precisa estar formatado em FAT32) conectá-lo no seu PS2 e usar o uLe para executar o OPL; opcionalmente, também pode copiar esse mesmo OPL do Pen Drive para o Memory Card e rodar o ule para executar o OPL a partir do MC.
  • º Também pode ser executado via DEV (boot direto por dispositivo) caso tenha um modchip instalado com essa função. Como cada modchip com recurso DEV possui uma maneira e dar boot, descreverei apenas o método que pode ser usado no Matrix (original ou clone) via DEV1 (boot por Memory Card). Para outros chips, consultem seus respectivos manuais de instruções:



1- Renomeie o ELF do OPL para BOOT.ELF (assim, maiúsculas);

2- Com a ajuda do programa UlaunchELF (uLe), crie uma pasta de nome BOOT (em maiúsculas);

3- Ainda com o uLe, copie o arquivo ELF que acabou de renomear como BOOT.ELF para dentro dessa pasta BOOT que criou. Pronto.

Agora basta reiniciar o PS2 segurando R1 durante o início do boot que o OPL será carregado.


  • º Opcionalmente, o OPL também pode ser executado via disco de boot. Escolha entre as versões CD e DVD. Basta gravar e executar no PS2.
  • º Ainda, em PS2 com chips antigos, estão disponíveis pacotes com o Free MC Boot + OPL a fim de permitir executar o OPL via modo DEV1 (direto do Memory Card) ou via modo DEV3 (direto da USB). Sigam as instruções de instalação contidas no arquivo LEIAME.TXT dentro dos respectivos pacotes.
  • º Para os usuários do programa HD Loader que queiram migrar imediatamente para o OPL, simplesmente renomeie o ELF do OPL para boot.elf (em minúsculas) e coloque-o dentro do diretório /boot no HD.


06 - Visualização do OPL
Navegando pelo OPL; Conhecendo o programa

Eis um vídeo da apresentação básica e inicial do OPL:





Notem que há antes uma tela de "Splash" e em seguida a uma tela "Main" com os menus de utilização.

Usando as teclas do D-Pad você navega entre os menus e com o botão "X" você seleciona a ação.

No primeiro menu à esquerda, temos a opção "Exit" que serve para sair do OPL. Veja mais detalhes na sessão "Configurações Gerais do OPL" deste tutorial;

No segundo menu vemos "Settings" onde são feitas as configurações gerais do OPL, mais abaixo vemos "Network Config" para configurações específicas de Rede e "Save Changes" para salvar as configurações feitas. Vejam mais detalhes na sessão "Configurações Gerais do OPL";

No terceiro menu vemos a sessão dos jogos armazenados na USB (Pen Drive, HD USB etc). Vejam mais detalhes na sessão "executando jogos via USB";

No quarto menu
vemos a sessão dos jogos armazenados no HDD/Network Adaptor (apenas aparecerá após configurado e apenas disponível nos PS2 FAT com NA ou no HD Combo). Consultem mais detalhes na sessão jogos no HDD/NA;

No quinto menu vemos a sessão "Network Games" em que estão localizados os jogos armazenados no PC ligado via rede com o PS2. Consultem mais detalhes na sessão "Jogos em Rede".

O OPL permite dois modos de visualização de sua interface. Dinâmico (Dynamic) e Estático (Static). O primeiro modo é estilo "XMB" (o mesmo estilos das interfaces gráficas do PSP e PS3) e o segundo é tradicional (itens listados em páginas).



07 - Configurações Gerais do OPL
O significado de cada opção do OPL

7.1 - Ajustes Gerais

No 2º menu do OPL temos a sessão "Settings", onde são feitas todas as configurações gerais referentes ao OPL.. São subdivididos em "Settings" (ajuste gerais) "Network Config" (ajustes de Rede) e "Save Changes" (para salvar as configurações).

Para qualquer item escolhido dentro dos menus, pressione "X" e verá que a cor da palavra muda de verde para amarelo, permitindo que a mudança seja feita pelos direcionais do D-Pad (acima e abaixo).

Segue agora, a função de cada item dos ajustes gerais (Settings): - Theme: Define o local dos arquivos de temas de visualização do OPL, que podem estar localizados em mass:/OPL/ ou em MC:?/OPL/ (vejam detalhes sobre os temas na sessão Temas de Visualização este tutorial);

- Language:
Define o local para o(os) arquivo(os) de linguagem localizados em mc?:/SYS-CONF/OPNPS2LD.LNG com sua tradução;

- Scrolling: Define a velocidade de navegação do OPL quando selecionado itens ou ícones;

- Menu Type: Alterna os modos de visualização dos menus entre estático – Static (listagem em página inteira) ou em modo dinâmico – Dynamic ( estilo XMB);

- Defaut Menu: Define qual será o menu de carregamento padrão que o OPL exibirá ao ser carregado;

- Automatic Sorting: Defina como ON e os jogos serão listados em ordem alfabética; Defina como OFF e os jogos serão listados pela ordem em que foram instalados.

- Bg. Col: Define a cor de fundo que será exibida pelo "efeito onda";

- Txt. Col: Define a cor das letras exibidas.

- Exit to: Define o local para onde o OPL irá quando executado o ícone "Exit" e também quando usado a função IGR (veja mais adiante na sessão IGR deste tutorial). Estão disponíveis três locais, assim definidos:

º mc0:/BOOT/BOOT.ELF: Procura por um arquivo nomeado BOOT.ELF dentro da pasta /BOOT do MC '1';

º mc0/APPS/BOOT.ELF: Procura por um arquivo nomeado BOOT.ELF dentro da pasta /APPS do MC '1';

º Browser: Vai para o Browser do próprio PS2.

Por meio desses caminhos, você definir o caminho que quiser e o programa que quiser para onde o OPL irá após fechado. Exemplo, se nomear BOOT.ELF (em /BOOT ou em APPS) o programa uLaunchELF, ele irá ser executado toda vez que o OPL for fechado. Você pode definir qualquer programa ELF, basta que renomei-o e o indique a maneira desejada.


- Use Hard Drive
*: (Habilita (ON) ou desabilita (OFF) o uso do HDD;

- Auto Start Hard Drive
*: Habilita o início automático do HDD com a listagem dos jogos durante a inicialização do OPL (requer que a opção "Use Hard Drive" esteja acionada) **

*
Apenas para usuários de PS2 FAT com HDD/NA ou HD Combo).

**
Veja detalhes na sessão "Problemas com o OPL" deste tutorial.

- Disable Debug Colors:
Desabilita aquelas cores de debug que aparecem sempre durante o carregamento do jogo.

- OK: Aplica as atuais mudanças feitas nas configurações e retorna ao menu principal, mas não salva as mudanças;

- Save Changes: Aplica e salva as atuais mudanças feitas nas configurações e retorna ao menu principal.

Dentro desse menu de configurações, se quiser sair sem fazer qualquer mudança, pressione
"O".


5.2 - Network Config Abaixo do menu "Settings" encontramos o menu "Network Config", onde são feitas as configurações de rede. Eis a descrição:

- PS2 -

- IP: Este é o endereço do seu PS2 na rede;

- Mask: Este é o endereço da sub-máscara de sua rede;

- GW: Este é o endereço do Gateway do seu Roteador (ou o IP do seu PC caso esteja usando um cabo crossover diretamente conectado entre o PS2 e o PC);

- PC -

- IP: Este é o endereço do IP do seu PC;

- Port: A porta 445 é a padrão usada no protocolo SMB dos sistemas Windows XP/Vista/Seven; Você pode definir outra porta se assim desejar ou se souber o que faz;

- Share Name: Este é o nome do compartilhamento da pasta ou local que seu PC usará para armazenar os jogos a serem executados via rede. Os nomes precisam coincidir. O nome padrão para essa pasta é PS2SMB. Um teclado virtual aparece para que você mude o nome do compartilhamento se assim desejar.

- Network Startup Automatic: Define se a função Rede será ou não inicializada automaticamente quando o OPL é iniciado. ON= ativa a função; OFF= desativa a função. ***

*** Ver a sessão "Problemas com o OPL", mais adiante neste tutorial)

Para configurações de rede na parte do PC, veja mais à frente a sessão "Configurações de Rede" neste tutorial.

7.3 - Sobre o IGR - In-Game Reset

Spoiler



7.4 - Sobre "Debug Colors"

Spoiler





8 - Executando jogos no OPL
Passo-a-passo com as várias maneiras de desfrutar o OPL

Como já sabemos, o OPL é um programa Multi-Loader ou seja, é capaz de executar jogos no PS2 a partir de várias formas:

- Via USB: Em substituição ao USB Advance ou similar;

- Via HDD/NA: Em substituição ao HD Loader ou similar;

- Via Rede PC-PS2: Os jogos rodam a partir do PC ligado em rede com o PS2.

A seguir, veremos caso-a-caso:



8.1 - Sobre os jogos via USB

Spoiler



8.2 - Sobre os jogos via HDD/NA
Spoiler



8.3 - Sobre os jogos via Rede
Spoiler



09 - Modos de Compatibilidade
O significado das opções de configuração para os jogos

Em qualquer um dos três loaders do OPL, existe a opção "Compatibility Settings" que serve para eventualmente compatibilizar um jogo caso este não funcione.


A seguir, as definições de cada opção:

- Mode 1: Carrega um modo EE alternativo em um endereço de memória mais alto (Pode resolver problemas com jogos que travam em uma tela verde);


- Mode2: Usa um método de leitura alternativo;

- Mode3:
Destrava Syscalls (semelhante ao Modo3 do HD Loader);


- Mode4:
Pula arquivos do tipo PSS (Pula certos arquivos de vídeo);


- Mode5:
Desabilita o suporte a DVD9;


- Mode6: Desabilita o IGR

Nessa sessão, após escolher os modos de compatibilidade desejados, é possível escolher entre três opções finais: OK= aplica as opções escolhidas mas não as grava no MC; Save changes= Grava no MC as opções escolhidas; Test= Executa imediatamente o jogo com as opções escolhidas, sem gravá-las no MC.
Caso um jogo não funcione, deve ser tentado alterar algum desses modos ou até mesmo a combinação entre eles; Notem que certos jogos podem ser incompatíveis, independentemente dos modos aplicados.

Quote


Nota importante para usuários do HD Loader:


Com exceção do Modo3, nenhum outro modo de compatibilidade do OPL tem qualquer relação com os modos do HD Loader!

9.1 - Modos DMA
Spoiler


9.2 - Game ID
Spoiler




10 - Usando o USB Util
Como criar os arquivos de jogos para rodar no OPL via USB e Rede

 

Spoiler
Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net